HEROÍNAS NEGRAS BRASILEIRAS
em 15 cordéis (nova edição)
Talvez você já tenha ouvido falar de Dandara e Carolina Maria de Jesus. Mas e Eva Maria do Bonsucesso? Luisa Mahin? Na Agontimé? Tia Ciata? Essas (e tantas outras) mulheres negras foram verdadeiras heroínas brasileiras, mas pouco se fala delas, seja na escola ou nos meios de comunicação. Diante desse apagamento, há anos a escritora Jarid Arraes tem se dedicado a recuperar -- e recontar -- suas histórias.
O resultado é uma coleção de cordéis que resgata a memória dessas personagens, que lutaram pela sua liberdade e seus direitos, reivindicaram seu espaço na política e nas artes, levantaram sua voz contra a injustiça e a opressão. A multiplicidade de histórias revela as mais diversas estratégias de sobrevivência e resistência, seja na linha de frente -- como Tereza de Benguela, que liderou o quilombo de Quariterê -- ou pelas brechas -- como a quituteira Luisa Mahin, que transmitia bilhetes secretos durante a Revolta dos Malês.
Este livro reúne quinze dessas histórias impressionantes, ilustradas por Gabriela Pires. Agora, cabe a você conhecê-las, espalhá-las, celebrá-las. Para que as próximas gerações possam crescer com seu próprio panteão de heroínas negras brasileiras.

Conheça a história de: Antonieta de Barros - Aqualtune - Carolina Maria de Jesus - Dandara - Esperança Garcia - Eva Maria do Bonsucesso - Laudelina de Campos - Luisa Mahin - Maria Felipa - Maria Firmina - Mariana Crioula - Na Agontimé - Tereza de Benguela - Tia Ciata - Zacimba Gaba

R$ 59,90
Título original
Páginas
176
Formato
12.00 x 21.00
Lançamento
09/10/2020
ISBN + Código de barras
TAGS
Antonieta de Barros,Aqualtune,Carolina Maria de Jesus,Dandara,Esperança Garcia,Eva Maria do Bonsucesso,antirracismo,biografias,cordel,escravidão,feminismo,histórias de mulheres,personalidades históricas,quilombo
Autor: Jarid Arraes
CONHEÇA TODOS OS TÍTULOS DE Jarid Arraes
Info
Nascida em Juazeiro do Norte, Cariri (CE), em 12 de fevereiro de 1991, JARID ARRAES é escritora, cordelista e poeta. Autora de obras traduzidas para francês, espanhol, italiano e inglês, publicou o romance Corpo desfeito e o premiado livro de contos Redemoinho em dia quente, vencedor dos prêmios Biblioteca Nacional e APCA, além de finalista do prêmio Jabuti. Jarid é mentora de escrita, criou o Hub Górgona, que trabalha o tema do trauma na literatura, e ministra cursos como Escrevendo o trauma. Também é autora dos livros de poemas Um buraco com meu nome e Caminho para o grito, da coletânea Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, de As lendas de Dandara e da obra infantil Cordéis para crianças incríveis. Atualmente vive em São Paulo (SP).
Capa Capa Capa Capa Capa Capa Capa
RECOMENDAÇÕES
Rodapé